O que é Síndrome de Burnout?
Existem várias coisas por trás da Síndrome de Burnout, posso falar que passei um bom tempo da minha vida com a síndrome, praticamente nos últimos cinco anos.
A síndrome foi piorando na minha vida até chegar num ponto que precisei me questionar em relação a isso, pois estava me gerando problemas sérios.
Estava muito sobrecarregada no trabalho, gerando grande nível de stress em minha vida. Através disso, vou falar sobre essa síndrome e como você pode se livrar disso.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e físico, causado pelo estresse excessivo e prolongado.
Ocorre quando você se sente sobrecarregado e incapaz de atender às demandas constantes.
À medida que o estresse continua, você começa a perder o interesse ou a motivação que o levou a assumir um certo papel em primeiro lugar.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?
- Extrema fadiga;
- Muito sono;
- Vontade de dormir o tempo inteiro;
- Deixar de fazer o que fazia;
- Não ter energia para nenhuma tarefa.
Como é o perfil da pessoa que apresenta Síndrome de Burnout?
O perfil das pessoas que sofrem com a Síndrome de Burnout geralmente são aqueles indivíduos que pegam todos os problemas para si.
Ou apresentam o perfil de controladoras, sempre querem fazer tudo sozinhas.
Também podem ter o perfil de sempre querer agradar as pessoas e ter a preocupação de fazer tudo perfeito. Com isso, acabam tendo a Síndrome de Burnout.
Assista o vídeo abaixo, o qual eu falo sobre a Síndrome de Burnout:
Quando a pessoa não apresenta esse perfil, o que ocorre?
A pessoa que não apresenta o perfil para Síndrome de Burnout é aquele profissional que quer fazer apenas o necessário, não se cobra muito, ou seja, se contenta com aquela vida mediana e estável.
Geralmente, são aquelas pessoas que não querem trabalhar mais que 8 horas por dia. Apenas querem cuidar dos filhos e se divertir em família após às 18 h.
São pessoas que não são ligadas em metas e resultados, por exemplo, se é apresentado algum desafio em seu trabalho, vão falar para o seu líder que não será possível realizar a tarefa.
Ao contrário do perfil das pessoas que sofrem com a síndrome, que geralmente querem realizar muito, são auto-realizadoras.
Eu sempre tive esse perfil, desde que comecei a trabalhar, há mais ou menos 10 anos atrás.
Lembro quando organizava cursos aqui no Brasil, o meu trabalho era organizar sozinha cerca de 15 cursos na área da saúde.
Após isso, comecei a dar aulas e sempre abraçando muitas coisas para fazer ao mesmo tempo.
Com isso, acabei tendo a Síndrome de Burnout e para falar a verdade me recuperei recentemente, com a chegada do meu filho.
A chegada do meu filho foi o que me salvou, principalmente para “colocar o pé no freio”.
Como se recuperar da Síndrome de Burnout?
1.Entenda como você pode aliviar a carga
Olhe para a sua vida e entenda como você pode aliviar a sua carga.
Segundo a Germânica Heilkunde, pessoas que “abraçam o mundo” e querem fazer tudo ao mesmo tempo, podem sofrer de um conflito que afeta o coração.
Saiba que essa sobrecarga de tarefas pode resultar em um infarto.
2. Fique offline
Pode ser bem difícil, mas tente ficar algum tempo sem verificar seu e-mail, mensagens ou perfis de redes sociais.
Dê a si mesmo o direito de estar offline e viver sua vida. Sua empresa não entrará em colapso se você não responder rapidamente e não será demitido porque não respondeu os e-mails no sábado.
Seu segundo passo, deve ser desligar seu celular quando for sair com seus amigos, familiares e outros relacionamentos.
Uma dica importante: Se você tiver problemas com o sono, não verifique seu celular ou laptop pelo menos duas horas antes de ir dormir.
Telas brilhantes de celulares e laptops podem mexer com seu cérebro, então ele acha que ainda é dia.
3. Diga não às redes sociais
A menos que você seja um profissional de redes sociais, você não precisa do Facebook em seu celular, portanto, considere desinstalá-lo.
Se parecer muito drástico, desative todas as notificações e verifique apenas duas vezes por dia.
A mídia social pode dar a ilusão de relaxar, mas, na verdade, seu cérebro está examinando cada site em busca de informações e lembrando-se das imagens.
Conclusão
Espero que você tenha compreendido sobre a Síndrome de Burnout e como tirar esse problema de sua vida.
Achou útil o artigo? Compartilhe com seus amigos ou pacientes para que possamos ajudar mais pessoas a terem conhecimento sobre a Nova Medicina Germânica.
Quer ter um maior conhecimento da Germânica Heilkunde? Participe da nossa próxima turma Germânica Heilkunde Formação Online.
Este blog é apenas um blog educativo. As informações e serviços aqui contidos não devem ser interpretados como um diagnóstico, tratamento, prescrição ou cura para a doença. Aqueles que buscam tratamento para uma doença específica devem consultar seu médico para determinar o protocolo de tratamento adequado, correto e aceito antes de usar qualquer coisa que é divulgado nesta página. O material referenciado acima reflete a convicção sincera da Dra. Marina Bernardi sobre esta nova medicina.