Quais são as causas do vitiligo?
Foto: por James Heilman, MD
Através desse artigo, falaremos sobre o vitiligo, que é uma doença que atinge entre 1% e 2% da população. Será mostrado o que é a doença pela medicina tradicional e as causas do vitiligo segundo a Nova Medicina Germânica.
Segundo Kerstin Taniguchi Abagge, pediatra do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dessa porcentagem que atinge a população (entre 1 e 2%), cerca de 25% manifestam o vitiligo antes dos 10 anos e em outros 50% dos casos, as manchas aparecem antes dos 20 anos.
A doença é caracterizada pela perda progressiva de despigmentação da pele, atinge todos os tipos de etnia, mas é clinicamente mais evidente em pessoas de pele mais escura.
Vitiligo e a medicina tradicional
Segundo a medicina tradicional, as causas do vitiligo ainda não estão bem esclarecidas. Um fator de importância é o genético, sendo que 20 a 30% dos pacientes com vitiligo possuem histórico familiar positivo para a doença.
Nos dias atuais, acredita-se que o vitiligo tenha uma origem autoimune, ocorrendo uma produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T (um tipo de glóbulo branco) contra os melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de pigmento da pele.
Causas do vitiligo segundo a Nova Medicina Germânica
Segundo o médico Dr Ryke Geerd Hamer , descobridor da Nova Medicina Germânica, o qual fez suas pesquisas na década de 80 em milhares de pessoas, o vitiligo assim como outras manifestações no corpo, parte de um programa biológico desencadeado por um evento inesperado, dramático e vivido em solidão, e assim aciona o cérebro a dar os comandos ao corpo, de acordo com o conflito vivido, todas as descobertas acerca de como as doenças se manifestam ele reuniu em 5 leis biológicas.
Independente da classificação da doença , o conflito biológico que Dr. Hamer descobriu associado ao vitiligo é o mesmo, sendo uma separação profunda e brutal, muitas vezes caracterizada como dramática, grave, desagradável, feia ou intensa. Uma separação sempre envolve querer separar-se (repelir, afastar) de alguém ou algo, ou ainda não querer se separar (abraçar, puxar para mais perto).
Quando o indivíduo está em situação de conflito a pele externa ou epiderme sofre um processo de despigmentação. A despigmentação ou ulceração da epiderme tem o significado para ajudar o indivíduo a sentir melhor o toque do amado, de quem a separação ocorreu.
A recuperação do vitiligo depende de um reservatório de melanócito viável. Em alguns pacientes com vitiligo, a repigmentação é possível.
Durante a fase de resolução ou cura, a perda de pigmentação começa a preencher a partir da periferia para dentro.
Foi insinuado que o vitiligo de Michael Jackson ocorreu do resultado dos severos espancamentos do cinto de seu pai Joe Jackson (querer separar-se, remover-se, escapar da brutalidade de onde o entraria em contato com seu corpo). Isso é suspeita, mas algo para refletir.
Segundo o artigo científico ‘’The Psychosocial Aspects of Vitiligo: A Focus on Stress Involvement in Children with Vitiligo’’, da autora Liana Manolache, as situações estressantes podem ser correlacionadas com o início ou progressão do vitiligo. Muitas vezes, uma situação estressante com um impacto importante no equilíbrio emocional de um paciente é suficiente para desencadear ou exacerbar a doença.
De acordo com Liana Manolache, em geral é importante levar em consideração todo o perfil psicossocial de pacientes com vitiligo, em particular pacientes pediátricos. Estes são fundamentais para identificar potenciais desencadeantes relacionados ao estresse, predizer o tipo de personalidade do paciente ou reações psicológicas devidas ao vitiligo e avaliar o impacto da doença na qualidade de vida do paciente.
Estudo de caso
Houve uma paciente que chegou para uma sessão conosco com a queixa de vitiligo, ela tinha os sintomas nas nádegas e também nas pernas. E após muita conversa, nos contou que flagrou seu marido tendo relações com a empregada e foi depois do episódio do flagra que o vitiligo se manifestou.
Ela se separou do marido e está sofrendo por isso. Vitiligo é uma separação brutal e é exatamente nos locais da separação que os sintomas aparecem. Essa separação pode ser desejada também, por não querer mais o contato.
Conclusão
Um desafio ao abordar o vitiligo a partir de uma nova perspectiva da Nova Medicina Germânica é a associação subconsciente dos remendos despigmentados e o momento no tempo em que a separação brutal foi experimentada.
>>>CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK: A MEDICINA GERMÂNICA E SEU PODER DE CURA
Gostou do artigo? Compartilhe com outros profissionais da saúde ou com um amigo querido que poderá ajudar.
Este blog é apenas um blog educativo. As informações e serviços aqui contidos não devem ser interpretados como um diagnóstico, tratamento, prescrição ou cura para a doença. Aqueles que buscam tratamento para uma doença específica devem consultar seu médico para determinar o protocolo de tratamento adequado, correto e aceito antes de usar qualquer coisa que é divulgado nesta página. O material referenciado acima reflete a convicção sincera da Dra. Marina Bernardi sobre esta nova medicina.